ESTÁTUAS

'' Em tua honra, Sol, o povo de Rhodes ergueu esta estátua que alcança o Olimpo. Feita com o bronze derretido das armas deixadas para trás pelo inimigo, veio coroar a cidade quando se acalmaram as ondas da guerra. Não somente sobre os mares mas também sobre a terra foi acesa a maravilhosa tocha da liberdade. ''

Dedicatória inscrita na estátua do Colossus de Rhodes

Durante grande parte da sua história, a Grécia antiga era composta por cidades-estado que detinham poderes limitados ao seu território. Na pequena ilha de Rhodes encontravam-se três destas cidades: Ialisos. Kamiros e Lindos. Em 408ac, as cidades uniram-se de modo a formar um território de capital unificado, Rhodes. Rhodes prosperou comercialmente e mantinha laços económicos fortes com seu aliado principal, Ptolomeu I, do Egipto . Em 305ac BC, os Antigonidas da Macedonia que eram também rivais de Ptolomeu, cercaram Rhodes, numa tentativa de quebrar a aliança Rhodo-Egípcia. Todavia nunca conseguiram entrar na cidade. Quando foi alcançado o acordo de paz, em 304ac, os Antigonidas levantaram o cerco, deixando para trás uma vasta riqueza em material bélico. Para celebrar a sua unidade e vitória, o povo de Rhodes derreteu as armas e com o bronze construiu uma estátua enorme ao seu deus do sol, Helios. O Colossus de Rhodes mereceu um lugar na famosa lista das “Maravilhas do Mundo”. Não se tratando apenas de uma estátua de dimensões gigantescas, foi, muito especialmente, um símbolo da unidade do povo que habitava a maravilhosa ilha mediterrânica de Rhodes.

Outros 'Colossus' da História Este tipo de estátuas de dimensões enormes, outros “Colossus” existiam em vários outros locais do mundo antigo. No Egipto, por exemplo, havia vários Colossus com cerca de 16 a 18 metros de altura. O Pártenon de Atenas, na Acrópole, e a estátua de Zeus, no tempo do Olimpo, na Grécia, constituíam outro exemplo. Em japonês, a palavra “daibutsu” descreve estátuas colossais do Buda, normalmente com mais de 5 metros de altura. As mais notáveis encontram-se em Nara, Kamakura e Kyoto. No Rio de Janeiro, Brasil, encontra-se uma das duas colossais estátuas de Jesus, existentes na América do Sul. A outra, o Cristo dos Andes, fica na fronteira entre a Argentina e o Chile. Um outro e mais conhecido exemplo de um Colossus moderno é a Estátua da Liberdade, no porto de Nova Iorque.

Comparando a Estátua da Liberdade com o Colossus de Rhodes: Quem chega ao porto de Nova Iorque tem uma vista maravilhosa. Uma estátua imensa de uma mulher de vestes clássicas, prendendo um livro e içando uma tocha em direcção ao céu. Esta estátua, um presente de França aos Estados Unidos da América e reconhecida facilmente por todos povos, muitas vezes chamada de 'moderno Colossus', é um eco do Colossus original, que há dois mil anos ocupou um lugar à entrada portuária de Rhodes. Como a original, também esta foi construída como uma celebração da liberdade, nome pelo qual, aliás, é mais conhecida: 'Estátua da Liberdade'.

mapa