FILME

'' Construímos um computador com mente própria e agora temos que defender o Mundo dele. [...] Este é o início da Era do Colossus (em que a paz é obrigatória... a liberdade proibida... e... a maior invenção do Homem pode ser o seu maior erro.''

Resumo Toda a defesa dos EUA está permanentemente entregue a um sistema computadorizado fantasticamente avançado, que se chama Colossus e foi projectado pelo Dr. Charles A. Forbin. Menos de 24 horas após a sua activação, o Colossus detecta um sistema similar na URSS, chamado Guardian, um projecto do Dr. Kuprin. A pedido das duas máquinas, é feita uma interligação entre ambas. Colossus e Guardian começam a trocar informações entre si a uma velocidade incrivelmente rápida, de tal modo que o Presidente dos Estados Unidos fica alarmado e ordena que se desconectem as máquinas. Quando isso acontece, os dois computadores começam a lançar mísseis direccionados a cidades importantes no país do outro. A ligação é restaurada mesmo a tempo de se conseguir interceptar o míssil Soviético, mas é já impossível deter o americano que vai destruir um complexo petrolífero Russo. Para além disso, as duas máquinas ameaçam com a destruição de outras cidades se a ligação for quebrada ou as suas ordens desobedecidas.

Os dois sistemas fundem-se num só, adoptando o nome de 'Colossus'. Dois supervisores do Gabinete de Programação do Colossus são executados após uma tentativa gorada de sobrecarregar o sistema. O Colossus começa a emitir projectos para novos sistemas computadorizados. Os militares americanos e russos têm que desarmar vários mísseis do computador, pensando sempre que a máquina desconhece o que têm feito. Na verdade Colossus percebe o que é feito e, no decorrer de um discurso dirigido ao mundo, faz explodir dois mísseis dentro dos seus silos (um na Rússia e outro nos Estados Unidos), matando milhares de pessoas, enquanto as equipas de sabotagem assistem sem nada poder fazer. No seu discurso, o computador deixa bem claro que será o próprio Colossus que estabelecerá a sua 'autoridade absoluta' sobre a Terra, controlando completamente a humanidade e eliminando toda a liberdade, atingindo exactamente os objectivos a que o Presidente se propunha, mas através de meios completamente diferentes.

mapa