Significado
Colossus
1.[substantivo masculino] estátua de grandeza extraordinária;
2.[figurado] pessoa agigantada; objecto de grandes dimensões; o que tem grande poderio ou validadeColossal
1.[adjectivo 2 géneros] que tem proporções de colosso; agigantado; enorme; vastíssimo; titanesco
2.[figurado]; extraordinárioin Grande Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora
História
Com o início da segunda guerra mundial, os governos procuraram desenvolver maquinas computerizadas para explorar o próprio potencial estratégico. Isto deu início a uma serie de projectos de desenvolvimento de computadores e de progresso técnico. Em 1941 Konrad, alemão, tinha desenvolvido um computador, o Z3 , para projectar aviões e mísseis. As forças aliadas, entretanto, fizeram esforços superiores desenvolvendo computadores poderosos. Em 1943, os Ingleses terminaram um computador chamado Colossus para descodificar mensagens alemãs. O impacto do Colossus no desenvolvimento da indústria do computador foi muito limitado por duas razões importantes: o Colossus não era um computador de uso geral e foi projectado somente para descodificar mensagens secretas. Em segundo, a existência da máquina foi mantida secreta até décadas após a guerra. Os esforços americanos produziram resultados numa escala maior. Howard H. Aiken (1900-1973), um coordenador de Harvard que trabalhava para a IBM, estava determinado em produzir uma “maquina calculadora” já em 1944 . A finalidade do computador era criar cartas balísticas para a marinha de Estados Unidos. Esta maquina era tão grande quanto um campo de football e continha aproximadamente 500 milhas de fios eléctricos. Usava sinais electromagnéticos para mover as peças mecânicas. A máquina era lenta demorando entre 3-5 segundos por cada cálculo) e inflexível, tanto que as sequências dos cálculos não poderiam ser mudadas, mas poderia executar a aritmética básica, bem como umas equações mais complexas. Um outro modelo de computador estratega era o computador numérico electrónico ENIAC , produzido por uma parceria entre o governo de Estados Unidos e a Universidade de Pensilvânia. Este computador era uma maquina tão pesada que consumia 160 quilo watts de electricidade, energia que era suficiente para escurecer as luzes em uma grande parte da cidade de Filadélfia. Realizado por John Presper Eckert (1919-1995) e por John W. Mauchly (1907-1980), o ENIAC, ao contrário do Colossus, era um computador “universal” que permitia realizar operações com velocidades 1.000 vezes maiores do que o seu antecessor. Em meados de 1940 John Von Neumann (1903-1957) em colaboração com a equipa da faculdade de Pensilvânia, deu início aos conceitos arquitecturais do computador que permaneceram ainda validos. Von Neumann projectou o computador automático variável electrónico (EDVAC) em 1945, com uma memória capaz de manter um programa armazenado, bem como os relativos dados. Esta 'memória de armazenamento' e 'transferência de controlos condicionais,' permitiam que o computador fosse parado em qualquer ponto e que retomasse então de novo o seu processamento, permitindo uma maior versatilidade na sua programação. O elemento chave da “arquitectura” produzida por Von Neumann era a unidade central de processamento (processador), que permitiu que todas as funções do computador fossem coordenadas por uma única fonte. Em 1951, o UNIVAC I (computador automático universal), construído por Remington, transformou-se num dos primeiros computadores comercialmente disponíveis. Uma das impressionantes previsões adiantadas pelo UNIVAC predizia o vencedor da eleição presidencial de 1952, Dwight D. Eisenhower. Os computadores de primeira geração foram caracterizados pelo facto de que as instruções operadas eram face à ordem para a tarefa específica para que o computador devia ser usado. Cada computador tinha um programa código binário diferente chamado “língua de máquina” que lhe dizia como deveria operar. Isto fez o computador difícil de programar e limitou a sua versatilidade e velocidade. Outras características distintivas dos computadores de primeira geração eram o uso dos tubos de vácuo (responsáveis pelo seu tamanho) e cilindros magnéticos para o armazenamento de dados. Em 1948, a invenção do transístor mudou muito o desenvolvimento do computador. O transístor substituiu o tubo de vácuo nas televisões, os rádios e os computadores grandes, incómodos. Em consequência, o tamanho da maquinaria electrónica foi desde então diminuindo. Acoplado com avanços adiantados na memória do núcleo magnético, os transístores conduziram aos computadores de segunda geração que eram, mais rápidos, de maior confiança e energicamente mais económicos do que seus predecessores. Estes computadores, tornaram-se extremamente importantes para os laboratórios de energia atómica, podendo armazenar uma quantidade enorme de dados, potencialidade esta muito procurada por cientistas atómicos. As máquinas eram caras e o sector comercial não ajudava a sua divulgação . Somente dois “LARCs” foram instalados: um nos laboratórios da radiação de Lawrence em Livermore, Califórnia, que foi chamado (computador atómico da pesquisa de Livermore) e o outro nos E. U., no centro da pesquisa e de desenvolvimento da marinha em Washington. Outros computadores de segunda geração conseguiram substituir a linguagem de programação de códigos binários muito complexos por códigos de programação abreviados. No princípio da década de 60 um grande numero de computadores de segunda geração era usado nos negócios, em universidades e pelas estruturas governamentais. Estes computadores além de terem um design muito mais atractivo em relação aos da geração anterior, continham transístores em vez de tubos em vácuo, além de componentes e periféricos que hoje em dia são geralmente associadas aos chamados computadores modernos, como impressoras, discos ou fitas de armazenamento de dados, sistema operativo e programas gravados, só para indicar alguns. Um dos exemplos mais importantes deste tipo de computadores foi o IBM 1401 que foi universalmente aceite pela indústria e considerado como modelo de referência. Foi a capacidade de guardar programas no seu interior e a linguagem de programação que deu aos computadores a flexibilidade suficiente para poderem ser usados na industria e nos negócios, começando desde então uma dualidade custo-beneficio competitiva e conveniente. O conceito de armazenamento dos programas no interior do computador para desenvolver uma tarefa especifica, foi largamente ajudado pela capacidade de memória do próprio computador e podia rapidamente repor outra sequência de execução, permitindo assim proceder a facturação de um cliente e pouco depois proceder a emissão de cheques, ou calcular o total de vendas de um determinado departamento. Linguagens de programação mais complexas como o Cobol (Common Business Oriented Language) e o Fortran (Formula Translator) eram muito comuns nesta altura e expandiram-se até aos nossos dias. Estas linguagens substituíam códigos binários criptados com palavras, frases, formulas matemáticas, simplificando muito a tarefa de programar um computador. A partir deste momento uma serie de novas carreiras profissionais dedicadas a esta área começaram a ser criadas, desde programadores, analistas e especialistas de sistemas informáticos, esta industria começou a ter um peso cada vez maior. Os transístores foram claramente um grande avanço relativamente aos tubos em vácuo, mas deram origem a maquinas cujo interior era extremamente frágil e sensível. A pedra de quartzo veio resolver este problema. Jack Kilby, engenheiro da Texas Instruments, deu origem ao circuito integrado em 1958. Este circuito combina três componentes electrónicos num pequeno disco de silicio (silicon) que fora feito a partir do quartzo. Os cientistas continuaram o processo de miniaturização das componentes para um único chip e deram origem ao chamado semicondutor. Como resultado conseguimos computadores cada vez mais pequenos apesar de tentarmos incluir neles cada vez mais componentes no mesmo chip. Os computadores de terceira geração contemplam o uso de um novo sistema operativo que permite ao mesmo computador utilizar diferentes programas ao mesmo tempo e o sistema central controla e coordena os vários programas, bem como a gestão da memória do próprio computador. Após os circuitos integrados, a única coisa a fazer era diminuir o tamanho das maquinas e obviamente dos relativos componentes. Com a Large Scale Integration (LSI) centenas de componentes podem caber num único chip. Nos anos 80 um processo mais agressivo de miniaturização (VLSI – Very Large Scale Integration) permitiu comprimir centenas de componentes num mesmo chip. A integração (ULSI – Ultra Large Scale Integration) elevou este numero para os milhões de componentes. A capacidade de reduzir o tamanho de tantos componentes numa área de uma moeda de dez cêntimos de Euro, fez com que os preços dos computadores bem como o seu tamanho diminuísse drasticamente, ao mesmo tempo que a sua performance era aumentada. O chip Intel 4004, desenvolvido em 1971 foi mais um passo na colocação de todos os componentes de um computador (unidade central de processamento, memória e controlos de input e output) num único minúsculo chip. Os circuitos deixaram de serem produzidos directamente com um propósito especifico para se passar a produzir um microprocessador que pode ser estandardizado e só depois programado para ir de encontro as necessidades do eventual utilizador. Muito rapidamente todos os electrodomésticos como o caso de microondas, fornos, televisões, ou ainda automóveis passaram a integrar microprocessadores nas suas estruturas. A partir dos anos 70 estes computadores deixaram de ser produzidos exclusivamente para empresas ou para serviços governamentais. Estas pequenas maquinas, com uma potência de processamento de informação tão concentrada, começaram a ser disponibilizadas às populações e aos consumidores em geral. Estes computadores são complementados com pacotes de programas amigáveis que permitem aos utilizadores e até aos menos familiarizados com esta tecnologia, de desenvolver facilmente trabalhos de processamento de texto e de folhas de calculo. Pioneiros neste sentido foram a Commodore e a Apple Computers. No princípio da década de 80 uns jogos de vídeo como o Pac Man e sistemas de vídeo jogos como o Atari 2600 iniciaram os consumidores no interesse para computadores mais sofisticados e programáveis. Em 1981 a IBM foi a primeira a introduzir no mercado o computador pessoal (PC) para uso domestico, escritório e escolas. Deu-se nesta década uma impressionante expansão dos computadores e as cópias dos computadores da IBM deram origem a muitas outras marcas IBM compatíveis tornando o computador pessoal mais divulgado e mais acessível. O numero de computadores duplicou de 1981 para 1982, passando de 2 milhões para 5,5 milhões. Dez anos depois o numero de computadores pessoais existente era de 65 milhões. Os computadores continuaram o seu processo de miniaturização, passando dos computadores de mesa para os portáteis e sucessivamente para os palmtop, com o tamanho que lhes permite serem postos no bolso interior de um casaco. Um dos directos concorrentes da IBM foram os computadores Macintosh da Apple Computers introduzidos no mercado em 1984. Notável pelo seu design amigável, o computador da Macintosh oferecia um sistema operativo muito intuitivo que permitia aos utilizadores moverem écrans e carregarem em ícones em vez de precisar da digitação das próprias instruções. Os utilizadores controlavam o cursor usando um rato, um dispositivo que lhes permitia utilizar como que um prolongamento da própria mão em cima do écran. Com os computadores a ficarem cada vez mais potentes, foi possível liga-los em serie, partilhar do espaço, software, informações e comunicarem entre eles. Assim, um potente computador, usado como servidor, pode partilhar os seus elementos com uma infinidade de terminais com variadissimas aplicações. Usando este tipo de ligação e associando-a a um sistema que permita o transporte da informação de um lado para outro, podemos atingir uma quantidade enorme de informações.
Computador
[website]O Colossus foi projectado e construído nos Laboratórios de Pesquisa do Posto de Correios de Dollis Hill, a norte de Londres, em 1943, por uma equipa liderada pelo Dr. Tommy Flowers. Usando a máquina de criptografia Lorenz SZ42, pretendiam ajudar Bletchley Park a descodificar mensagens alemãs interceptadas, enviadas telegraficamente em código criptográfico. Este mecanismo de criptografia encriptava sinais através de uma teleimpressora eléctrica que utilizava o código teleimpressor internacional Baudot de 5 bits. A Lorenz SZ42 encriptava o texto simples introduzido, adicionando-lhe sucessivamente dois caracteres antes da transmissão. Como esta adição de caracteres se processava segundo o módulo 2 de bit por bit, no terminal de recepção com a máquina Lorenz SZ42 preparada para a mesma posição inicial, os mesmos dois caracteres eram então adicionados aos caracteres recebidos, revelando assim o texto simples original. [...] Os altos comandos alemães achavam que a Lorenz era completamente indecifrável e usaram-na para a transmissão das suas mensagens mais secretas, literalmente, de Hitler para os seus generais e entre estes. A intercepção e descodificação destas mensagens forneceu informações vitais ao General Eisenhower e ao General Montgomery, antes e depois do dia D, em 1944. O Colossus foi a primeira grande calculadora lógica programável por válvulas electrónicas em todo o mundo. Em Bletchley Park, a sede de descodificação dos Aliados da Segunda Grande Guerra, não foi construído apenas um destes computadores, mas dez...
Filme
[website]'' Construímos um computador com mente própria e agora temos que defender o Mundo dele. [...] Este é o início da Era do Colossus (em que a paz é obrigatória... a liberdade proibida... e... a maior invenção do Homem pode ser o seu maior erro.'' Resumo Toda a defesa dos EUA está permanentemente entregue a um sistema computadorizado fantasticamente avançado, que se chama Colossus e foi projectado pelo Dr. Charles A. Forbin. Menos de 24 horas após a sua activação, o Colossus detecta um sistema similar na URSS, chamado Guardian, um projecto do Dr. Kuprin. A pedido das duas máquinas, é feita uma interligação entre ambas. Colossus e Guardian começam a trocar informações entre si a uma velocidade incrivelmente rápida, de tal modo que o Presidente dos Estados Unidos fica alarmado e ordena que se desconectem as máquinas. Quando isso acontece, os dois computadores começam a lançar mísseis direccionados a cidades importantes no país do outro. A ligação é restaurada mesmo a tempo de se conseguir interceptar o míssil Soviético, mas é já impossível deter o americano que vai destruir um complexo petrolífero Russo. Para além disso, as duas máquinas ameaçam com a destruição de outras cidades se a ligação for quebrada ou as suas ordens desobedecidas. Os dois sistemas fundem-se num só, adoptando o nome de 'Colossus'. Dois supervisores do Gabinete de Programação do Colossus são executados após uma tentativa gorada de sobrecarregar o sistema. O Colossus começa a emitir projectos para novos sistemas computadorizados. Os militares americanos e russos têm que desarmar vários mísseis do computador, pensando sempre que a máquina desconhece o que têm feito. Na verdade Colossus percebe o que é feito e, no decorrer de um discurso dirigido ao mundo, faz explodir dois mísseis dentro dos seus silos (um na Rússia e outro nos Estados Unidos), matando milhares de pessoas, enquanto as equipas de sabotagem assistem sem nada poder fazer. No seu discurso, o computador deixa bem claro que será o próprio Colossus que estabelecerá a sua 'autoridade absoluta' sobre a Terra, controlando completamente a humanidade e eliminando toda a liberdade, atingindo exactamente os objectivos a que o Presidente se propunha, mas através de meios completamente diferentes.
Estátuas
[website]'' Em tua honra, Sol, o povo de Rhodes ergueu esta estátua que alcança o Olimpo. Feita com o bronze derretido das armas deixadas para trás pelo inimigo, veio coroar a cidade quando se acalmaram as ondas da guerra. Não somente sobre os mares mas também sobre a terra foi acesa a maravilhosa tocha da liberdade. '' Dedicatória inscrita na estátua do Colossus de Rhodes Durante grande parte da sua história, a Grécia antiga era composta por cidades-estado que detinham poderes limitados ao seu território. Na pequena ilha de Rhodes encontravam-se três destas cidades: Ialisos. Kamiros e Lindos. Em 408ac, as cidades uniram-se de modo a formar um território de capital unificado, Rhodes. Rhodes prosperou comercialmente e mantinha laços económicos fortes com seu aliado principal, Ptolomeu I, do Egipto . Em 305ac BC, os Antigonidas da Macedonia que eram também rivais de Ptolomeu, cercaram Rhodes, numa tentativa de quebrar a aliança Rhodo-Egípcia. Todavia nunca conseguiram entrar na cidade. Quando foi alcançado o acordo de paz, em 304ac, os Antigonidas levantaram o cerco, deixando para trás uma vasta riqueza em material bélico. Para celebrar a sua unidade e vitória, o povo de Rhodes derreteu as armas e com o bronze construiu uma estátua enorme ao seu deus do sol, Helios. O Colossus de Rhodes mereceu um lugar na famosa lista das “Maravilhas do Mundo”. Não se tratando apenas de uma estátua de dimensões gigantescas, foi, muito especialmente, um símbolo da unidade do povo que habitava a maravilhosa ilha mediterrânica de Rhodes. Outros 'Colossus' da História Este tipo de estátuas de dimensões enormes, outros “Colossus” existiam em vários outros locais do mundo antigo. No Egipto, por exemplo, havia vários Colossus com cerca de 16 a 18 metros de altura. O Pártenon de Atenas, na Acrópole, e a estátua de Zeus, no tempo do Olimpo, na Grécia, constituíam outro exemplo. Em japonês, a palavra “daibutsu” descreve estátuas colossais do Buda, normalmente com mais de 5 metros de altura. As mais notáveis encontram-se em Nara, Kamakura e Kyoto. No Rio de Janeiro, Brasil, encontra-se uma das duas colossais estátuas de Jesus, existentes na América do Sul. A outra, o Cristo dos Andes, fica na fronteira entre a Argentina e o Chile. Um outro e mais conhecido exemplo de um Colossus moderno é a Estátua da Liberdade, no porto de Nova Iorque. Comparando a Estátua da Liberdade com o Colossus de Rhodes: Quem chega ao porto de Nova Iorque tem uma vista maravilhosa. Uma estátua imensa de uma mulher de vestes clássicas, prendendo um livro e içando uma tocha em direcção ao céu. Esta estátua, um presente de França aos Estados Unidos da América e reconhecida facilmente por todos povos, muitas vezes chamada de 'moderno Colossus', é um eco do Colossus original, que há dois mil anos ocupou um lugar à entrada portuária de Rhodes. Como a original, também esta foi construída como uma celebração da liberdade, nome pelo qual, aliás, é mais conhecida: 'Estátua da Liberdade'.
Música
[website]O sax tenor Sonny Rollins fez história há mais de 40 anos no mundo da música. O disco deste nova-iorquino de 73 anos, 'Saxophone Colossus', gravado em 1956, é, ainda hoje, o seu trabalho mais lembrado. Este disco, o melhor, sem dúvida alguma, da abundante discografia de Sonny Rollins, marcou a sua consagração definitiva, ao ponto de, a partir do seu lançamento, Rollins ter ficado conhecido como 'O Colosso', em referência ao título do mesmo. Saxophone Colossus é um longo documentário sobre a vida e o trabalho deste saxofonista de jazz, Theodore Walter 'Sonny' Rollins. Quando um músico de jazz toca um solo que dura 15 minutos completos, cada minuto o mais inspirado, o mais poderoso, e pleno de interesse; e quando, mais tarde, no meio de um solo criativo e pleno de alma, o músico salta do palco de forma exuberante, fractura o seu calcanhar e continua a tocar, deitado de costas... Nesse momento sabe-se simplesmente que se está a testemunhar algo especial. É assim com o saxofonista tenor Sonny Rollins. Se por um lado não é universalmente tão conhecido como Charlie Parker ou John Coltrane, por outro, os seus fans consideram-no o melhor instrumentista vivo e este álbum 'concerto-documentário' não deixa qualquer dúvida em relação a isso.
.....X-Men
[website]Colossus, alter-ego de Piotr Rasputin (Peter) é um personagem de histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics, e faz parte do universo dos X-Men. Criado por Len Wein e Dave Cockrum, sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men número 1 de maio de 1975. E portanto pertencente a segunda fase da revista e não um dos membros originais. Piotr cresceu numa fazenda coletiva na União Soviética, sendo evitado pelos moradores quando seus poderes se manifestaram, Piotr não hesitou quando Xavier veio até ele para pedir sua ajuda para salvar os originais X-Men que até então tinham sido raptados. Pode-se considerar que Piotr teve sorte pois, posteriormente, revelou-se que a Rússia tinha um centro específico para monitorar crianças mutantes: A Província 13, comandada pelo General Sergei. Junto com os Novos X-Men, Peter derrotou a Krakoa, a ilha viva. Até então, Piotr nunca tinha saído da Rússia antes de Xavier convidá-lo para fazer parte dos X-Men. Com o codinome de Colossus, o mutante seguiu fielmente o sonho de Charles Xavier. Considerava os X-Men como sua família e especialmente Tempestade como sua irmã de criação, além de ter grande amizade por Noturno e Wolverine. Colossus tinha dois irmãos; Mikhail cosmonauta dado como morto em uma missão e a caçula Illyana Rasputin. Illyana se perdeu em outra dimensão numa das primeiras aventuras dos X-Men em outras realidades, e viveu lá durante alguns anos (embora na realidade padrão da Marvel sequer um dia tivesse transcorrido). Por causa dessa diferença de tempo entre as realidades numa única história Illyana passou de criança a adolescente e aprendeu magia. Tempos depois ele descobriu que seu irmão mais velho Mikhail Rasputin não havia morrido anos atrás em um acidente e sim fora teleportado para uma outra dimensão. Mas depois Piotr foi pego de surpresa por uma série de trágicos acontecimentos. Seu irmão se matou junto com os Morlocks (ou pelos menos era assim que todos pensavam), seus pais foram mortos pelo governo russo (que queria capturar Illyana). Em seguida viu Illyana definhar lentamente tomada pelo vírus Legado. A morte da irmã levou Colossus a duvidar do sonho de Xavier e da capacidade dos X-Men. Ele abandonou o grupo e se juntou aos Acólitos - seguidores de Magneto - durante algum tempo. Depois dessa fase de semi-vilania (mesmo apoiando Magneto, ele chegou a ajudar os X-Men algumas vezes). Colossus ingressou na equipe britânica Excalibur, voltando para os X-Men depois. Colossus teve um romance de longa data com Kitty Pryde (a Lince Negra).
Sintetizador Analógico
[website]A Analogue Solutions está entusiasmada por apresentar o Colossus, um novo e excitante mega-sintetizador com um design verdadeiramente dos primórdios dos sintetizadores analógicos. É mais do que uma poderosa "estação de trabalho" analógica - é também arte, arquitetura, mobiliário de estúdio requintado.
A inspiração do design é, naturalmente, do EMS Synthi 100 dos anos 70, no entanto, nenhum circuito do Synthi foi clonado ou copiado. Preferimos fazer os nossos próprios projectos. Escolhemos alguns dos nossos circuitos favoritos do nosso grande catálogo de sintetizadores como o Polymath, Telemark e Vostok.
O Colossus não é um clone do Synthi 100 - todos os circuitos não são da EMS, são projectados pela Analogue Solutions.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com
Cerveja Colossus
[website]A Colossus Craft Brewery é uma marca de cerveja independente, 100% nacional, que nasce em 2015, na cidade do Porto.
O que começou como uma “brincadeira”, com a produção caseira de algumas cervejas para beber com os amigos rapidamente se tornou realidade.
A imensa paixão pela arte e cultura ligadas à indústria da cerveja levou-nos à participação no Poliempreende, concurso de ideias do Instituto Politécnico do Porto, o que permitiu testar o conceito dando a provar ao júri a primeira cerveja – Wonderlust . O prémio arrecadado possibilitou-nos melhorar e aumentar a produção, criar novas receitas, e como resultado surgiu uma nova cerveja permanente, a Adamanteia, com um aroma doce e ligeiramente cítrico.Playstation
[website]Shadow of the Colossus (lançado no Japão como Wander e o Colossus (ワンダと巨像 Wanda to Kyozō?)) é um jogo eletrónico de acção-aventura desenvolvido e publicado pela Sony Computer Entertaiment para o PlayStation 2. O jogo foi lançando para a América do Norte e Japão em Outubro de 2005, e lançado na Europa em Fevereiro de 2006. O jogo foi criado pelo Estúdio Internacional de Produção 1 da Sony.